ABA

ANÁLISE DE COMPORTAMENTO APLICADA

A Terapia ABA (Análise de Comportamento Aplicada) é uma abordagem terapêutica baseada em princípios da ciência do comportamento. É usado principalmente para trabalhar com pessoas com o espectro do espectro autista (TEA), mas também pode ser aplicado em uma variedade de contextos para melhorar o comportamento e aprender habilidades em defasagem.

O objetivo principal da Terapia ABA é incrementar comportamentos desejáveis ​​e reduzir comportamentos problemáticos através da aplicação sistemática de técnicas de refúgio e motivação.

2 Tabela de observação Direta

Detalhes que levam em conta contexto, situações e intervenções sociais da criança.

4 Plano de Intervenção

Baseado na avaliação comportamental funcional, as intervenções são concebidas para abordar diretamente a função do comportamento. Um plano de intervenção comportamental identifica as estratégias e suportes específicos que irão estruturar o processo de aprendizagem, ensinando e reforçando novos comportamentos.

1 Ferramenta de triagem e análise 

Utilizada para identificar vários fatores que podem influenciar a ocorrência de comportamentos problema. Uma triagem inicial, que abrange parte da avaliação funcional do comportamento de forma completa e abrangente. 

3 Análise das quatro funções básicas de comportamento

O comportamento sempre ocorre em um contexto. A cada comportamento podemos identificar os Antecedentes, o próprio Comportamento e as Consequências.

5 Arquitetura de reforços e Avaliação de preferências

Categorias de estímulos que poderão agregar na terapia

6 Fichas lúdicas de Apoio

Combinados Antes/Depois e Economia de Fichas - recompensas.

7 Habilidades Básicas

Motoras, escolares, comunicação, consciência de si e do outro, atividades funcionais, corporal, coordenação motora e cognitivo.

8 Ensino

Montar o plano de ensino e estratégias focada nas informações e comportamentos coletados.